Dicas Úteis

Evitando acidentes


Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até a cegueira irreversível. O descuido com objetos pontiagudos, a falta do uso de equipamentos de proteção em ambientes de trabalho e o desconhecimento do perigo que alguns produtos químicos representam causam diversos acidentes com os olhos.

Quando esses acidentes ocorrem, é importante saber que medidas devem ser tomadas e procurar com urgência por atendimento oftalmológico, pois apenas uma avaliação médica pode dimensionar a lesão e evitar complicações no futuro.

Como evitar acidentes com os olhos

Cozinhando

Quando estiver cozinhando, deixe sempre o cabo da panela virado para dentro do fogão para evitar que ela vire em função de algum esbarrão. Mantenha a penela sempre tampada, pois o líquido quente pode respingar e causar queimaduras nos olhos.

Produtos de limpeza

Mantenha produtos de limpeza longe do alcance das crianças. Evite guardá-los nas prateleiras mais baixas de armários ou sob a pia. Eles podem causar queimaduras químicas se acidentalmente entrarem em contato com os olhos. O mesmo se aplica a medicamentos, que não podem ser aplicados nos olhos sem prescrição médica ou em doses diferentes do que foi recomendado.

Objetos e crianças

Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras com pontas, pois eles representam risco de perfuração ocular.

Plantas

Cuidado com as plantas pontiagudas e espinhosas, que podem ferir os olhos. As que soltam líquido leitoso podem causar irritação se atingirem os olhos.

Cigarro

Não fume próximo a crianças pequenas. Ao pegá-las no colo ou ao movimentar o braço elas podem sofrer queimadura ocular.

Animais

Oriente as crianças sobre o cuidado em suas brincadeiras com animais (eles podem bicar, arranhar ou morder a região os olhos) e ainda a lavar bem as mãos após suas brincadeiras. As fezes de alguns animais (principalmente gatos e aves) podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos.

Esportes aquáticos

Ao praticar esportes aquáticos, use óculos de proteção: os germes e os produtos químicos presentes na água podem causar irritações e inflamações nos olhos.

Coçar os olhos

O hábito de coçar os olhos pode facilitar o aparecimento de infecções e desencadear doenças nos olhos, por isso evite coçá-los repeditamente e oriente as crianças sobre isso.

No carro

Crianças de até 10 anos devem ser conduzidas sempre no banco traseiro. Pessoas de qualquer idade devem usar sempre o cinto de segurança: ele é capaz de evitar perfurações nos olhos, em caso de acidente.

No trabalho

Os acidentes com os olhos nos locais de trabalho são basicamente ocasionados por falta de proteção eficiente, iluminação ou ventilação inadequadas e imprudência no manuseio de equipamentos ou materiais com potencial de risco para os olhos. Alguns ambientes de trabalho (como linhas de produção industriais e construção civil) representam um risco de ocorrência de trauma ocular. Previna-se de acidentes usando equipamento de proteção adequado à sua atividade e não expondo seus olhos às ameaças encontradas em seu ambiente de trabalho.

 

Fonte: http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/dicas_uteis/evitando_acidentes

Cisco e irritação

O que fazer caso entre um cisco no olho?

Poeira, ciscos e estilhaços podem entrar nos olhos e causar desde uma irritação até uma lesão permanente, em função da velocidade com que o corpo estranho chega até o olho, do tipo de substância e também do ponto em que ele se localiza no globo ocular. Viajar em alta velocidade de moto ou bicicleta e trabalhar em linha de produção industrial ou na construção civil, são situações de risco para acidentes oculares por corpo estranho. O uso de óculos protetores é fundamental em tais atividades.

Se o cisco estiver em cima da parte colorida do olho, não se deve mexer. Procure imediatamente atendimento médico. Já quando for um simples cisco na pálpebra inferior, poderá ser retirado cuidadosamente com um cotonete, ou a ponta de um lenço limpo.

O que devo fazer em caso de irritação após piscina, praia, banho de rio, exposição ao vento ou sol?

Caso os olhos fiquem vermelhos após essas atividades, faça compressas com um pano limpo ou algodão - embebido em água fria - sobre os olhos fechados. Não use água gelada! Usar boné ou óculos escuros também ajuda a proteger os olhos do sol.

 

Fonte: http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/dicas_uteis/cisco_e_irritacao

Queimaduras

Queimadura térmica

É causada pelo contato direto dos olhos com fontes de frio ou calor. Geralmente, lesam mais as pálpebras do que o globo ocular. O problema é que a pálpebra queimada sofre retração, o que reduz a proteção dos olhos.

Como socorrer: lavar os olhos com água corrente e procurar um oftalmologista o mais rápido possível.

Queimadura química

As queimaduras químicas podem ocorrer tanto no ambiente de trabalho, para quem lida com produtos químicos, quanto em casa, geralmente através do descuido com algum produto de limpeza. Como medida de prevenção, os produtos de limpeza doméstica, fungicidas e pesticidas devem ficar fora do alcance das crianças e o contato das mãos com os olhos deve ser evitado. No ambiente de trabalho, os equipamentos de segurança devem ser sempre usados.

As queimaduras químicas causam muita dor e podem trazer danos importantes para os tecidos oculares. Por isso, requerem atendimento médico oftalmológico imediato.

Como socorrer: os olhos devem ser lavados com água corrente, por pelo menos 20 minutos imediatamente após o contato com o produto químico. Em seguida, deve-se procurar um oftalmologista, se possível com o nome do produto que atingiu o olho.

Queimadura por solda elétrica

Lidar com solda requer cuidado, pois fixar os olhos na luz produzida por ela sem o uso de óculos de proteção provoca uma queimadura que, apesar de não ser sentida de imediato, pode causar muito desconforto. Sensibilidade à luz, dor intensa, vermelhidão e lacrimejamento são sintomas que podem ser sentidos em até 12 horas após a exposição a este tipo de radiação.

Como socorrer: consulte um oftalmologista para a prescrição do tratamento adequado.

 

Fonte: http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/dicas_uteis/queimaduras

Lesões

Contusões, lacerações e perfurações do globo ocular

As contusões podem acontecer durante a prática de exercícios, em uma briga ou em acidentes de trânsito. As lacerações e as perfurações, geralmente, são ocasionadas por ataque de animais ou impactos contra objetos cortantes. As crianças são as maiores vítimas, pois desconhecem o potencial de lesão que os animais podem ter contra os olhos e também o perigo que alguns objetos domésticos, e até seus brinquedos, podem representar.

Como socorrer: é fundamental o atendimento oftalmológico imediato quando uma lesão ocular ocorrer.

 

Fonte: http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/dicas_uteis/lesoes

Uso correto dos colírios


Os colírios são medicamentos prescritos pelo oftalmologista e não devem ser usados sem orientação médica. O uso impróprio pode causar problemas problemas oculares mais graves como, por exemplo, úlceras e perda acentuada da visão. Se seu médico receitar o uso de colírios, você deve estar atento às orientações abaixo.


  • Lave as mãoes antes e depois de aplicar qualquer medicamento nos olhos.
  • As instruções do oftalmologista quanto ao uso do medicamento, como dosagem, número de aplicações e agitação do produto antes da aplicação, por exemplo, devem ser rigorosamente seguidas.
  • Se você usa lentes de contato, retire-as antes de aplicar o produto e recoloque-as dez minutos depois da aplicação.
  • Pingue somente uma gota de colírio de cada vez.
  • Não encoste o aplicador nos olhos para evitar contaminação.
  • Não divida seu frasco de colírio com outra pessoa: cada um deve ser de uso individual.
  • Caso o oftalmologista tenha prescrito mais de um colírio, deve-se aguardar cerca de 15 minutos entre as aplicações.
  • Relate ao oftalmologista qualquer incômodo relativo ao uso do colírio, como ardência, vermelhidão ou irritação. Em alguns casos, será necessária uma nova prescrição.

 

http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/dicas_uteis/uso_correto_dos_colirios

Curiosidades


Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?

O ideal é a tela do computador ficar na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo, nunca acima! A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto, mas seu corpo não deve ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar pressão na nuca e dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.



Por que meus olhos ardem quando fico na frente do computador durante algumas horas?

Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar e isso acarreta ardor e desconforto visual. Por isso, nunca se esqueça de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um vídeo na TV.



Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão?

Não, pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.



Usar óculos vicia?

O uso dos óculos não vicia! Quando a criança enxerga pouco para longe ou força os olhos para ver de perto, o óculos possibilita que veja bem e estude sem desconforto ou dor de cabeça. Quem enxerga pouco o que está longe pode ter miopia; quem tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto provavelmente tem hipermetropia; o astigmatismo é a dificuldade para ver de perto e de longe.